A pluralidade das ciência sociais e seu significado - Conhecimento Aplicado

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 5 de julho de 2019

A pluralidade das ciência sociais e seu significado

Todo caracter de uma ciência social pode ser rigorosamente modelado pela circunstancia de no processo histórico da sua formação e do seu desenvolvimento, ter prevalecido a recurso a determinados métodos e técnicas de pesquisa.
Joseph Schupeterer, um dos melhores economistas ocidentais destes tempos fez notar que a ciência económica necessita de se construir através de quatro vias mitológicas., A teoria económica, a estática económica, a história económica e a sociologia económica.
A economia para alem dos métodos de elaboração de modelos económicas e das técnicas estatísticas de que correntemente se serve, poria e devia socorrer se articundo as com aqueles de outros métodos e técnicas de investigação, nomeadamente dos que a historia e a sociologia estariam em condições de lhe proporcionar.
As ciências socias como conhecimento e como atividade ou prática social.
As ciências como produto e como sistema de produção
Segundo Jean Jacques Salomon, uma ciência é um corpo de conhecimentos e de realidades, resultados que, por se basear nos métodos da experimentação e da verificação se encontram submetidas a um reconhecimento em toda teoria universal.
Deste modo, uma mesma palavra “ciência” designa se efetivamente duas realidades distintas.
A epistemologia do Gaston Bachelar, veio dar um novo apoia as prevenções Durkheim anãs. As disciplinas socias são especialmente permeáveis as interpretações de senso comum.
As socias socias socias mais recentes não possuem ainda, em geral, códigos e instrumentos exclusivos.
A ilusão da transparência, das familiaridades social que autoriza a produção, a baixo preço, de sociologias as sociologias ou economias.
A análise científica.
Segundo Alain Touraine da nossa ligação a crença de que os fatos socias são comandados por uma ordem superior, metas social seja esta a verdade divina.
Os factos humanos sempre são interpretados, o que os distinguem radicalmente dos eventos físicos.
A oposição entre ciência e senso comum é uma oposição relativa.
Não se trata de uma clivagem, entre a concepcao vulgar, engananosa, ilusionista e espontânea dos factos.
A oposição entre ciência e senso comum é também uma oposição interna, ao trabalho científico.
As ciências socias apresentam se ao mesmo tempo, como instrumento de conhecimento e como meio de ação, não somente na gestão quotidiana da sociedade, mas também na preparação de politicas de longo prazo.
Cada ciência social produz o seu próprio objeto científico
Toda ciência, seja qual for, só esta propriamente constituída como tal.
Isto é: Como corpo de conhecimento e de resultados a partir do momento em que seja possível afirmar que o sistema de produção que a produz já construiu o seu próprio ojcbjeco.
Ralph Dahrendolf diz que: Pouco de nos incomoda o facto do que a mesa, o assado e o vinho do cientista natural se distinguem paradoxalmente da mesa, assado e do vinho da nossa vida diária. Afirma o físico que na realidade uma mesa não é de forma alguma uma calmei-a compacta de átomos.
A ciência económica possui um objeto científico específico, que é exatamente formado e configurado por todos conceitos que forjou e por relações conceptuais que entre eles estabeleceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here